domingo, 1 de maio de 2011

Variações (Velocidade - abertura)

Uma das tarefas propostas na última semana serviu para sentir as variações numa fotografia a partir da mudança de elementos da máquina como velocidade do obturador (tempo de exposição) e abertura do diafragma (fator de exposição à luz). O objetivo era fazer quatro fotografias de um mesmo ambiente, com objetos em movimento, para que as variações desses elementos pudessem ser mais claramente observadas.

Escolhi fotografar o pátio da UFRB, que no meio da tarde sempre tem muita gente se mexendo pra lá e pra cá.

Nas primeiras fotos, mantive o mesmo ISO (sensibilidade) e abertura do diafragma, mudando de uma fotografia para a outra apenas a velocidade do obturador (shutter)

Foto 1: ISO:200 ; Abertura F 8.0; Shutter 250

Foto 2: ISO:200 ; Abertura F 8.0; Shutter 10
Quanto mais tempo o diafragma fica aberto, mais luz entra. Consequentemente mais tempo o sensor da máquina fica exposto. Conforme é possível notar, a primeira foto teve muito menos entrada de luz. Ocorre que o valor do shutter se refere à velocidade com que o obturador vai abrir e fechar, determinando portanto o tempo de exposição. Na primeira foto, essa velocidade foi de 1/250 segundos (um segundo dividido por duzentos e cinquenta . Nesse caso, como o obturador abre e fecha muito rápido, não dá tempo de entrar tanta luz (foto mais escura). Na segunda imagem, 1/10 avos de segundo representa um tempo bem maior. A luz tem mais tempo para entrar pelo obturador e afetar o sensor (afeta tão mais que a foto fica com esse aspecto estourado). É possível ainda perceber um efeito de mancha, devido ao movimento dos objetos fotografados. Ou seja, a exposição é tanta que se consegue capturar o movimento da pessoa (vejam a mulher no centro da foto).

Nas próximas duas fotos, a alteração feita foi na abertura do diafragma.

Com o diafragma, a relação bem é simples: com uma abertura maior, permite-se maior entrada de luz. Com a abertura, menor, menos luz entrará na fotografia. É como a pupila do olho humano, só que nesse caso, regulamos a "pupila" da máquina manualmente (diferente do que acontece com as máquinas digitais automáticas)

Foto 3: ISO 200; Abertura F 7.1; Shutter 50

Foto 4: ISO 200; Abertura F.2.8;  Shutter 50

Conforme esperado, deu pra perceber bem a diferença de entrada de luz em uma foto e na outra. O número de abertura do diafragma representado pelo F (Fator de exposição) possui a seguinte relação: um menor número indica uma abertura maior e portanto uma maior exposição à luz.

As imagens obtidas nessa tarefa são ótimas para ilustrar o quanto é importante saber conjugar sabiamente os elementos acima para obter na fotografia o efeito desejado pelo fotógrafo. 

Ainda sinto muitas dificuldades em ajustar a máquina manual pra que ela fique adequada à luz e ao ambiente. Mas tudo é uma questão de prática e o importante é continuar treinando com muita atenção e aguçando cada vez mais a sensibilidade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário