domingo, 1 de maio de 2011

Composição fotográfica com vários elementos: Arrancando os cabelos!

Por mais que eu tenha achado bem interessante essa segunda atividade da semana (escolher quatro diferentes elementos e incluir TODOS eles na fotografia), não posso negar que essa foi a tarefa mais difícil. Acho inclusive que essa foi a tarefa que eu de fato, não consegui cumprir. Mas vamos lá...

Cada um de nós "criou" duas fotografias com quatro diferentes elementos de composição, devendo as duas fotos obrigatoriamente conter o uso da regra dos terços e a escolha de um enquadramento. Até aí tudo bem. Só que eu não fotografei aquilo que eu inventei, e sim o que um colega inventou! A dificuldade foi ainda maior, e a conjugação dos elementos parecia impossível... 

Foto 1: Regra dos Terços; Plano Médio; Perspectiva Lateral; Ponto de Fuga.


Meu objeto escolhido foi Jordane. Ela está em perspectiva lateral, sem dúvida! E o Plano Médio também foi executado, já que temos Jordane do joelho pra cima. É claro que se levarmos em consideração que caberiam pelo menos mais três dela nessa foto (tem muito espaço mais pra frente), não sei se poderia ser considerado plano médio. O problema é que eu precisava de um ponto de fuga...

A Regra dos Terços eu não sei bem se consegui executar. Acho que pra ficar melhor, Jordane tinha que ficar um pouco mais pra frente, pra coincidir com os pontos de intersecção das linhas imaginárias. Mas o tempo era curto e nós tínhamos ainda três fotos para conceber e executar! E eu já estava tomando muito tempo da colega, já que ainda tive que fazer a atividade da semana anterior.

Nessa foto o mais difícil foi sem dúvida arranjar um ponto de fuga. Meu Deus! Eu e Jordane rodamos a cidade inteira. Inclusive tentamos a ponte, mas um dos portões estava fechado, atrapalhando a composição. Tentamos uma rua mais aberta, e o ponto de fuga não se formou. Tentamos essa mesma rua em váaaarias perspectivas, até que enfim, ficando meio na lateral, na esquina e deixando a colega desse jeitinho aí, deu pra conseguir um ponto de fuga dessa rua lá ao fundo (deu, não deu?) Enfim: Missão quase impossível parte 1 completa!

Foto 2: Regra dos Terços; Grande Plano Geral; Perspectiva Aérea; Harmonia em Geometria




Essa imagem foi ainda mais difícil que a outra, e com o resultado menos satisfatório. Pra conseguir perspectiva aérea de um Grande Plano Geral, o único jeito era subir uma das ladeiras de Cachoeira. A harmonia em geometria até daria pra conseguir. Mas como colocar algo em regra dos terços?

Eu tentei, juro que eu tentei! Tentei da ladeira de todos os ângulos possíveis e imagináveis, mas quando eu incluía um elemento, necessariamente, o outro tinha que ficar de fora.

Essa foto foi a que mais se aproximou. É Grande Plano Geral. É de uma perspectiva aérea. Tem alguns elementos de harmonia em geometria (as escadas, o muro, os morros, os telhados)... mas até agora me pergunto: onde está a regra dos terços??? Eu poderia dizer que as escadas (de um lado ou do outro), estão em regra dos terços. Mas, existe regra dos terços dos dois lados? Qual é o objeto escolhido nessa foto, afinal? Infelizmente, eu me esforcei muito mas não consegui cumprir a segunda parte da missão. Com certeza, depois a professora vai me dar uma solução bem óbvia e eu vou dizer "é verdade! Como eu não pensei nisso?"

Fato é que executar uma foto com os elementos escolhidos por outra pessoa, e tendo que necessariamente incluir todos os elementos na composição não é nada fácil. Eu juro que se um dia tiver um editor-chefe que venha me dizer meticulosamente o que fazer numa foto, eu chuto o balde... Hahahaha! 

Foi interessante, mas quase impossível!

Dá uma colher de chá na próxima tarefa, pró! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário