domingo, 22 de maio de 2011

E agora, eu tenho a honra de apresentar pra vocês Os Enquadramentos!!!

Enquanto eu, Rafa e Jordane, não conseguimos recuperar as fotos das duas últimas atividades de um pen drive queimado, vou fazer aqui a postagem da atividade de enquadramentos, que foi a quarta atividade realizada pela turma nos aprendizados fotográficos.

Existem basicamente três categorias de enquadramentos: Planos Abertos, Planos Médios e Planos Fechados. Cada um desses enquadramentos possui subcategorias de enquadramento, que podem ser vistas nas fotos a seguir.

Abaixo, estão as fotografias realizadas pela Equipe Celina, Cinthia Tavares, Cintía Pina e Jordane Queila.

PLANOS ABERTOS

1) GRANDE PLANO GERAL – Plano aberto no qual se mostram, por exemplo, grades paisagens. Normalmente, não inclui pessoas. Essa foto é da vista da cidade de São Félix e do Rio Paraguassu a Partir da cidade de Cachoeira


2)PLANO GERAL – Também é um enquadramento aberto, mas mais recortado, podendo abranger pessoas nas fotografias. Agora têm-se uma foto da mesma vista de Cachoeira, dessa vez com elementos vivos compondo a paisagem.



PLANOS MÉDIOS
1) PLANO CONJUNTO – Trata-se de um plano médio, no qual no quadro da fotografia podem caber três ou quatro pessoas. Aí estamos eu, Cíntia e Queila no barzinho à beira do Rio.



2)PLANO MÉDIO – Normalmente, só cabe uma pessoa na foto, e esta é retratada da cintura pra cima.



3)PLANO AMERICANO – Também norteia-se a fotografia em plano americano para caber uma só pessoa na foto, mas agora, do joelho pra cima.



PLANOS FECHADOS - 
1)PRIMEIRO PLANO – O enquadramento em primeiro plano fotografa as pessoas com mais aproximação, dos ombros pra cima.





2)CLOSE – UP – Também chamado de Primeiríssimo Plano, é um primeiro plano ainda mais aproximado, mostrando detalhes como expressões e emoções.


3)PLANO DETALHE – Conforme o nome já nos diz, esse enquadramento mostra pequenos detalhes e é ainda mais aproximado do que o close up!


Nas próximas postagens, seguem os exercícios de hierarquia de elementos e sentidos conotativo e denotativo das imagens e legendas! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário