domingo, 29 de maio de 2011

Fusão intencional

No fotojornalismo, encontramos inúmeros exemplos de fusão intencional (a junção de dois ou mais objetos numa imagem de forma "chapada"). Na maioria das vezes em que encontramos a função intencional por aí, ela apresenta alguma significação - uma chacota, uma brincadeira... se mal utilizada, com certeza pode gerar algum embate ético.

Para evitar a fusão, o fotógrafo deve se posicionar de forma a pegar os objetos da fotografia em seus reais formatos e dimensões (por exemplo, não transformar algo tridimensional em 2D), além de buscar evitar a sensação de que um objeto está "colado" no outro. Mas se a fusão é intencional, essa colagem é feita propositalmente buscando dizer alguma coisa...

Eis um exemplo de fusão intencional, fotografada por mim:


Juninho, sai do lixo!


Não, eu não fiz nenhuma maldade dessas com meu colega querido... Na verdade ele não está dentro da lixeira... Apenas me posicionei ao fotografar de forma que parecesse que o colega está brotando do balde...

Como fizemos inúmeras fotografias nesse dia, a qualidade da imagem está ruim (mexemos tantas vezes nas configurações da máquina que deu nisso). Mas acho que deu pra mostrar o aprendizado!

:)

Um comentário:

  1. Celina, interessante seu blog, li todos os posts e em todos consegui absorver o conteúdo técnico das suas atividades semanais, fiquei muito satisfeita com todas. De maneira simples e rápida você passou dicas fundamentais para fazer boas fotos, além de sempre postar fotos muito bonitas.

    Parabéns.

    ResponderExcluir