Na última aula de fotojornalismo, aprendemos muitas coisas sobre iluminação como elemento essencial na fotografia e como sua conjugação com outros fatores é essencial para um bom resultado. Embora a teoria tenha ficado mais clara agora, a prática (amadora, claro!) já tinha me permitido notar algumas peculiaridades sobre a luz. Um ambiente mal iluminado dificilmente produz boas fotografias. Minha última experiência foi com um "show" à noite na praça, pouco iluminado, exceto por dois ou três pontos de luz fria (lâmpadas fluorescentes). As fotos saíram todas em tons de azul! Enfim...
Vamos à prática. A proposta de atividade para essa semana foi fotografar um mesmo objeto duas vezes, sobre condições de iluminação diversas. Para minha "cobaia", escolhi um santinho da minha mãe, o Menino Jesus de Praga. Ele é grande o suficiente pra se ver os detalhes, mas pequeno o bastante pra caber dentro do cenário montado.
O plano infinito do miniestúdio foi feito numa mesa plana e firme com uma cartolina de cor preta. Escolhi o preto pois achei que seria mais desafiador tentar fazer uma boa luz com plano de fundo escuro – mentira! Na verdade eu pedi pra minha mãe comprar uma cartolina preta e uma de cor clara. Ela entendeu rosa choque como cor clara...
Cenário no meu quarto. A parede roxa atrapalhou a foto mais clara. | Deu um clima colorido... |
Para a primeira foto tentei aproveitar a luz do dia como luz principal. Mas com três dias nublados, foi praticamente impossível contar com o sol na brincadeira. Percebi então que meu estúdio ficaria interessante se eu aproveitasse a uniformidade da luz do dia para clarear o quarto, então fechei apenas a parte mais fina da cortina. Para complementar, utilizei como luz principal a luminária da minha mãe (que usa uma lâmpada fluorescente), com uma distância de uns oitenta centímetros na lateral esquerda do direita do santinho. O resultado foi o seguinte:
Achei que a luz vazou um pouco no plano de fundo. Ainda assim, gostei da iluminação bem clara, pois dá pra observar bem os detalhes do santo. Além do mais ficou bem diferente da segunda foto.
Na segunda foto – que na verdade eu fiz primeiro, eu usei o cômodo mais escuro da casa que é o meu quarto. Fechei as cortinas e tentei criar um ambiente sem luz externa, para que eu pudesse utilizar apenas luzes artificiais. Então, dessa vez do lado esquerdo do santo, eu coloquei a mesma luminária da minha mãe, só que mais direcionada para a diagonal. Ao lado dessa luminária, coloquei uma vela acesa, para quebrar o efeito esbranquiçado da luz fluorescente. Por fim, minha mãe habilmente fez a vez de luz divina e posicionou uma lanterna de lâmpada incandescente em cima da cabeça do Menino Jesus. Eis a foto:
A foto ficou um pouco estourada (olhem a luz na cabeça como explodiu!) Ainda assim, achei o contraste das duas fotos interessantíssimo. E deu bem um clima de divindade: claro e obscuro ao mesmo tempo. E olha a uma luz amarelada vazando ali no canto esquerdo do fundo preto... Ainda assim achei bonito!
Adorei a experiência de trabalhar com a luz e ver os diversos efeitos que podemos conseguir de um mesmo objeto! É claro que pela minha falta de tato com a máquina, não ficou tão bom. Mas dado que segui todas as regras e não usei o flash pra me ajudar, pra mim foi bem satisfatório!
Obs: Tirei umas vinte fotos para finalmente escolher essas duas. Entre tremidas e piscadas, no fim deu tudo certo!
Gostei muito das duas fotos. E o efeito de "fundo infinito" ficou muito bom. É de fato interessante como os tipos e a quantidade de luz em um local podem mudar radilcamente duas fotos de uma mesma coisa.
ResponderExcluirComo dizem aqui na Bahia, BROCOU hein, Céu?! Adorei as fotos, a escolha do fundo preto (mesmo tendo sido um pequeno equívoco da sua mãe, kkk) e a imagem!
ResponderExcluirAh, você é linda! Um encanto! Só pra responder o comentário lá no meu :) Assim vc me mata, né?! kkk
Beeeijos
Ficou ótimo Cel! *-*' O efeito ficou lindo... como se caísse brilho sobre a imagem. LINDO *-*'
ResponderExcluirGostei do trocadilho, fui tudo bem arquitetado! Rs. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença neh? Parabééns pelo blog, adorei o template.
ResponderExcluiradorei as fotos!
ResponderExcluirPosso falar??? SHOW!
ResponderExcluir