domingo, 3 de abril de 2011

De um ponto de vista ou de outro...

Diferentes ângulos, luzes e enquadramentos podem trazer inúmeros olhares de uma mesma coisa. É incrível como igrejas fotografadas de baixo pra cima parecem muito mais imponentes; como objetos mais próximos sempre parecem maiores; e como a depender da posição do fotógrafo, uma pirâmide pode ou não ser piramidal. A atividade dessa semana, consiste justamente em trazer perspectivas diferentes de um mesmo objeto.

Dessa vez escolhi fotografar lápis de cor (vários deles)! Achei que daria pra brincar com formatos, tamanhos e cores. Os resultados obtidos foram bem diferentes uns dos outros, e as possibilidades são praticamente infinitas!

Na primeira imagem, quis preservar ao máximo os tamanhos e proporções reais dos lápis - ainda assim não consegui o que eu queria. Pra isso, eu os coloquei em posição deitada em cima da mesa e fotografei de cima. A iluminação em meu apartamento não é tão boa, e tive problemas com o flash nessa foto. 


Na segunda foto, trouxe os lápis para a borda da mesa deixando as pontas para fora, e me posicionei de forma a tentar enquadrar apenas os lápis e nada mais. Também tentei encostar visualmente as pontas do lápis nas bordas inferiores da foto. O resultado foi que as pontas pareceram bem maiores, e os lápis bem compridos. Também obtive um leve efeito de convergência lá no “horizonte”. Gostei dessa!


Agora, resolvi brincar com luz e posição. Iluminei de cima e enquadrei apenas nas pontinhas dos lápis. O efeito da sombra das pontas na borda da mesa foi intencional.


Na próxima imagem, encostei os lápis na parede, de forma levemente inclinada. Os lápis estavam praticamente na mesma posição, mas os mais afastados pareceram muito mais pra dentro do “túnel”, além de menores. A sombra na parede formou um triângulo com os lápis.


Nessa agora, tentei ampliar o comprimento dos lápis e fotografei de baixo pra cima. Eles ficaram maiores e mais largos na parte inferior.

Com um a luz posicionada na lateral, fiz o lápis parecer bem maior do que realmente é ao projetar uma sombra bem comprida na mesa...

Agora resolvi brincar com posições menos usuais. Amarrei os lápis num elástico, girei fazendo uma flor. A foto foi tirada de cima pra baixo. Também houve aqui uma sensação de que as pontas são mais grossas e maiores.

Saí um pouco do óbvio e fotografei o fundo dos lápis, além do seu comprimento. Ficou interessante.


 
Se a intenção era conseguir diversos olhares de uma mesma coisa, acho que a atividade foi bem proveitosa.  Despertei pra idéia de que podemos obter efeitos muito interessantes saindo da posição “natural” e das perspectivas mais usuais.  

8 comentários:

  1. Cel, me sinto extremamente amadora ao ver suas composições. Gostei ainda mais desse trabalho de perspectiva (mas do que o que vc fez com a luz), ficou MUITO bom mesmo, parabéns!

    =*

    ResponderExcluir
  2. ADOREEEI! Parabéns, Ceu! Seu trabalho (novamente) ficou ótimo =D

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ceceeel! adorei :D principalmente a dois a tres e a seis! Ficaram super legais !

    ResponderExcluir
  4. Suas produções são ótimas! Parabéns :*

    ResponderExcluir
  5. CELINA GOSTEI DA INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE CONTINUE ASSIM!
    BEIJOSSSS

    GEOVANA geovanasantana27@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei Celinha! Adorei as fotos, e antes de postar as minhas, vou aprender a fotografar como vc!

    ResponderExcluir